segunda-feira, 29 de abril de 2013

Personal / NYR ● Doadora de medula óssea

Ao fim de 4 anos tornei-me finalmente doadora de medula óssea, que é como quem diz, estou na lista de pessoas disponíveis para doar.
Foi há 4 anos, num programa do Portugal no Coração sobre doação de medula óssea (estava lá a receber 10€ para bater palminhas), que resolvi que um dia me ia inscrever para doar medula. Na altura tinha 17 por isso ainda não podia. Depois disso fui adiando sem razão.
Mas este ano resolvi que era o ano. Fui ao site do Centro de Histocompatibilidade do Sul ver onde estavam programadas recolhas e apontei na agenda. Depois, pela página do ISPA no facebook fiquei a saber que iam estar hoje a receber novos doadores de medula e dadores de sangue. Por isso lá fui eu.

Preenchi um questionário, fiz uma recolha de sangue e pronto! Estou na lista.

E dar sangue? também tentei.. Mas não consegui. Veias demasiado pequenas, sangue muito denso. Coagulou logo e passados 10min nem um terço do saco tinha enchido. Por isso nada feito.
Vim para casa com a recomendação de beber mais água, fazer mais exercício, e voltar a tentar em setembro. Pode ser que até lá o sangue fique mais fluido e as minhas veias dilatem. Por enquanto fico só com uma nódoa negra no braço.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Observações giras e pertinentes: