quarta-feira, 24 de julho de 2013

Review ● A Viagem do Elefante

Não pensem que eu vou criticar um Nobel porque eu nem me atrevo a tal pensamento.
Só tenho a dizer que quem leu O Memorial do Convento e não gostou (ou não adorou como eu) devia dar uma segunda oportunidade ao senhor Saramago.
É que o tipo é mesmo cómico, deixem-me que vos diga. Ri-me bastante com este livro, com todo o sarcasmo que é usado e com as críticas que são feitas à nossa sociedade actual (o livro é de 2008).

Vou deixar-vos uma das passagens que ilustra bem o que acabei de escrever:

É natural que a alguém lhe pareça estranho que uma estalagem que ainda se encontra em território italiano tenha um nome alemão, mas a coisa explica-se se nos lembrarmos que a maior parte dos hóspedes que aqui vêm são precisamente austríacos e alemães que gostam de sentir-se como em sua casa. Razões afins levarão um dia a que, no algarve, como alguém terá o cuidado de escrever, toda a praia que se preze, não é praia mas é beach, qualquer pescador fisherman, tanto faz prezar-se como não, e se de aldeamentos turísticos, em vez de aldeias, se trata, fiquemos sabendo que é mais aceite dizer-se holiday's village, ou village de vacances, ou ferienorte. Chega-se ao cúmulo de não haver nome para loja de modas, porque ela é, numa espécie de português por adopção, boutique, e, necessariamente, fashion shop em inglês, menos necessariamente modes em francês, e francamente modesgeschäft em alemão. Uma sapataria apresenta-se como shoes, e não se fala mais nisso. E se o viajante pudesse catar, como quem cata piolhos, nomes de bares e buates, quando chegasse a sines ainda iria nas primeiras letras do alfabeto. Tão desprezado este na lusitana arrumação que do algarve se pode dizer, nestas épocas em que descem os civilizados à barbárie, ser ele terra do português tal qual se cala. Assim está bressanone.


numa palavra? sarcástico
uma pontuação? 4/5

próximo livro? O monge que vendeu o seu ferrari de Robin Sharma (a par do The Sealed Letter)



ps: reparei que não escrevi nenhuma review d'O Perfume! Mas hei-de tratar disso

Sem comentários:

Enviar um comentário

Observações giras e pertinentes: