quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Review ● O Perfume, de Patrick Süskind



As pessoas podiam fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza, e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou de palavras sedutoras. Mas não podiam escapar ao aroma. Pois o aroma é um irmão da respiração. Com esta, ele penetra nas pessoas, elas não podem escapar-lhe caso queiram viver. E bem para dentro delas é que vai o aroma, diretamente para o coração, distinguindo lá categoricamente entre atração e menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio. Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas.






Já li este livro há uns meses e gostei bastante. Já tinha visto o filme antes de o ler, o que não gosto de fazer, mas neste caso senti que até tinha sido melhor assim.
Para quem já viu o filme, digo que deviam ler o livro também. O filme está muito bem adaptado mas deixa de parte alguns pormenores e algumas cenas que explicam melhor o que acontece no filme (como seria esperado, de resto).
O que o filme não consegue transmitir é a escrita de Patrick Süskind. E só por esta valeria a pena ler 20 vezes O Perfume. É uma escrita intensa, rica em pormenores, envolvente e apaixonante. Só nos apetece ler mais.


O curioso deste livro é que às tantas me comecei a sentir um bocadinho neurótica, e a prestar muito mais atenção que o costume aos cheiros à minha volta. Está mesmo bem escrito, portanto.


 3.5/5



2 comentários:

  1. Nem me fales deste livro!!! Requisitei-o em Junho da biblioteca, comecei a ler e fiquei completamente agarrada... até chegar à pág. 76 e reparar que saltava logo para a oitenta e tal 0.0 que balde de água fria... mal posso esperar para pôr as mãos nele outra vez (de preferencia, um que tenha as páginas todas!).
    Até à parte que cheguei estava a ser dos melhores livros que já li - e para mim está extraordinariamente bem escrito. Não vi o filme mas só o vou ver quando ler o livro primeiro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a sério? que frustração. eu li emprestado, senão emprestava-to! e ele está realmente bem escrito!

      Eliminar

Observações giras e pertinentes: