segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Psicologices ● Violência doméstica

Estava a ler este post no blog d'A Pipoca Mais Doce e fiquei profundamente chateada com a ignorância de alguns comentários.
As pessoas precisam mesmo de deixar de falar daquilo que não sabem, e acima de tudo de deixar de usar estereótipos para dar opiniões sobre assuntos sérios.

Quando uma vítima de violência doméstica volta para o agressor ou desiste da queixa, necessita é de ainda mais apoio e compreensão.

Primeiro de tudo, acho importante dar-vos a definição de violência doméstica: “... qualquer acto, conduta ou omissão que sirva para infligir, reiteradamente e com intensidade, sofrimentos físicos, sexuais, mentais ou económicos, de modo directo ou indirecto (por meio de ameaças, enganos, coacção ou qualquer outro meio) a qualquer pessoa que habite no mesmo agregado doméstico privado (pessoas – crianças, jovens, mulheres adultas, homens adultos, ou idosos – a viver em alojamento comum) ou que, não habitando no mesmo agregado doméstico privado seja cônjuge ou companheiro marital, ou ex-cônjuge ou ex-companheiro marital...”

Segundo, vamos às ideias erradas:



  • a vítima está a ser coagida pelo agressor (até pode estar, mas não é a maioria dos casos)
  • deixar o assunto para ser resolvido pelo casal e não aceitar mais nenhuma intimação do tribunal para testemunhar (uh.. simplesmente não! violência doméstica é um crime público e como tal o nosso dever enquanto cidadãos é fazer queixa, testemunhar, etc. Ou seja, mesmo que o caso não seja convosco podem e devem fazer queixa, não é só a vítima que tem esse poder)
  • estas pessoas não fazem nada para mudar a sua situação e não aceitam ajuda (50% de verdade vá, mas a ajuda de conhecidos é muitas vezes difícil de aceitar)
  • a mulher que volta para um homem depois de este lhe partir a cara merece é levar mais por cima (pessoas com este tipo de pensamento precisam de fazer a actualização de sistema. Estamos em 2013, não em 1900)
  • há mulheres que gostam de ser mal tratadas (do sado-masoquismo enquanto fetiche sexual à violência doméstica vai uma légua de distância)
  • Só volta para o agressor quem está só, sem ajuda de ninguém, sem saida mais viável (às vezes são fornecidas alternativas bastante viáveis, e ainda assim...)

Eis a minha resposta ao tópico no blog d'a Pipoca:

Infelizmente essa é a situação mais comum. Os agressores são geralmente muito manipulativos e as vítimas muito frágeis. Ele faz crer que se arrependeu, que não volta a acontecer e blabla, e a vítima perdoa, porque foi a primeira vez e porque ELA fez não sei o quê que o irritou. Quanto mais longa tiver sido a relação pior, porque maior é a intimidade. 
Tem que ver com o fenómeno de inclusão do outro no self. Quando falamos dos outros geralmente referimo-nos a eles em termos de traços psicológicos (ele fez y porque é burro), enquanto que quando falamos de nós explicamos os nossos comportamentos em termos situacionais (eu fiz y porque dormi mal nessa noite). Numa relação romântica passamos a descrever o outro como se ele fosse nós mesmos, ou seja, "ele bateu-me porque eu falei com o porteiro e eu não devia ter feito isso". Assim, a vítima passa a desculpabilizar o agressor com base em situações e culpa-se a ela mesma. E apesar de ter momentos de "luz" e tentar sair da relação, isso será tanto mais difícil quanto maior a frequência ou extensão temporal das agressões. Ou se salta fora após a primeira agressão e a pessoa é resiliente o suficiente para não voltar atrás, ou só quando houver uma ameaça à vida ou a outra pessoa próxima da vida (um filho, por exemplo) é que ela pode resolver sair da relação, e mesmo assim é raro que aconteça nestes últimos casos. 

É um fenómeno psicológico difícil de explicar, e muito difícil de compreender e aceitar por alguém que nunca teve na situação, mas acho que é possível comparar com uma adição, uma toxicodependência. O agressor é a droga, que vulnerabiliza e fragiliza a vítima, e quanto maior o uso da droga, maior a dependência e incapacidade de se libertar.

Acrescento que, tal como uma outra pessoa referiu num comentário, muitas vezes estas vítimas já eram vítimas no namoro, e ainda assim casaram com o agressor. Também parece não ser compreensível, mas a verdade é que em diversas situações (esta incluida) o pensamento é que o casamento vai fazer com que a pessoa X mude. O casamento muitas vezes é visto como um pó mágico que faz os outros mudarem (menos agressivos, menos alcoólicos, mais presentes, menos traidores, etc).

Outros dados que vos posso fornecer é que o (ab)uso de álcool está ligado a este tipo de violência, que a violência é cíclica (padrão de agressão seguido de perdão, tendo as agressões tendência para se agravarem), as mulheres também podem ser agressoras (incidindo mais em violência psicológica), e que a APAV pode fornecer-vos mais informações e que às vítimas oferece apoio jurídico, psicológico e social. 

Comentários inteligentes e racionais que encontrei:

  • Porque, quem não passa pela situação, sendo ou não a vitima, vai sempre dizer "que burra, então é porque gosta" / "se fosse eu, nunca me apanharia de volta". Não sabemos o amanhã... 
  • A maior parte das mulheres que são vítimas de violência não tem auto-estima, acredita que de algum modo merece o que se passou. Acham muitas vezes que se forem melhores, que não voltará a acontecer, culpabilizam-se pelo agressor e caem sempre no conto do coitadinho, porque homem que bate em mulher também tem anos de experiência em manipular.

(Entretanto, resolvi que este blog vai mesmo ser um blog pessoal)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Observações giras e pertinentes: