quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O piropo

Há uns dias, Elsa Almeida e Adriana Lopera, militantes do BE, levaram o piropo a discussão no fórum de rentrée do BE.
Desde aí que o piropo tem sido um dos assuntos mais discutidos.

De um lado temos os homens que não vêem problema absolutamente nenhum no assunto, que acham, e passo a citar, que "estas gajas não recebem piropos na rua, então também não querem que as outras recebam! lol".
Enfim.. LOL é este tipo de pensamento, que de engraçado tem muito pouco.
Ora então acham que o piropo é uma coisa boa, e quem não os recebe, tem inveja de quem os recebe a bardo. De facto, é uma coisa super lisonjeadora ter um rebarbadão, com idade para ser nosso avô, a mandar-nos com preciosidades do tipo "és pouco boa, és". Mesmo muito lisonjeador, de facto. De tanta lisonja até tenho vómitos.

Percebam uma coisa, NÃO É BOM. Incomoda, envergonha, revolta, irrita, e apetece pregar com uma joelhada nos ditos cujos.

Mas pronto, ao que parece, nós, mulheres, não temos o direito de nos chatearmos com isto. "Há assuntos mais importantes para discutir no país" e "até parece que é traumático". Portanto, não nos podemos mesmo chatear com isto. Com tanto incêndio por aí quem é que tem tempo para estar chateado por outro motivo qualquer?
E, azar dos azares é se nos queixamos em frente a um tipo misógino. Ouvimos logo preciosidades do tipo "a culpa é tua que sais à rua vestida assim!" (argumento também muito usado para culpabilizar as vítimas de violação).

A culpa é nossa. Não é das mentalidades retrógadas, não é do machismo, não é do cultivo do pensamento "se eu quero, tu vais querer". Não, o problema está em nós que nos vestimos de certa forma e temos dois cromossomas X que nos deram mamas e rabo. A culpa é nossa.

Há um episódio de O Sexo e a Cidade em que a Miranda vai todos os dias a um café onde estão a fazer obras, e todos os dias há um tipo que lhe manda piropos do tipo "comia-te toda". Nesta cena, os colegas riem-se e fazem olhares do tipo "é assim mesmo, vai campeão". Isto descreve muito bem a realidade actual. Não só o piropo funciona como auto-afirmação, como afirmação perante o grupo (que é de trolhas rebarbados).
Acrescento que o comportamento parou quando a Miranda, que andava sem sexo há uns dias, o confronta com um "então venha que eu preciso de sexo. bora lá!", e o homem responde "mas eu sou casado..."

Enfim.. pior pior, só mesmo encontrar mulheres a fazer comentários destes:


Mas qual iniciativa? Essa das minorias faz-me sempre rir. Mulheres que querem ser tratadas por igual (e tipo, já não vivemos no século passado, felizmente as coisas mudaram), mas que são as primeiras a terem discursos desse tipo, a considerarem-se quase que intocáveis, a subvalorizam-se. Se sabe bem ouvir um piropo, uma frase de galanteio? Sabe. De bocas foleiras já todos nós fomos vitimas, portanto, vamos saber destrinçar as coisas e valorizarmo-nos. Podemo-nos sempre defender. E não vamos discutir isso como se fosse o maior dos nossos problemas.

É que bom, tipo, já não vivemos no século passado, felizmente as coisas mudaram, mas infelizmente, tipo, há quem mantenha a mentalidade.
E ainda gostava de perceber como é que não gostar de receber piropos nos torna pessoas que se consideram quase que intocáveis, e que se subvalorizam. Sempre fui da opinião que valorizar-me é aceitar somente aquilo que quero aceitar e esta não é uma delas. E não me torna intocável (nem frígida, já agora).
Bom, agora faz parte do gosto de cada uma gostar de piropos e frases de galanteio. Eu gosto deles, de facto gosto. Mas é quando vêm do meu namorado. De tipos rebarbados nem por isso. Mas hey!, por quem sois, todo o homem tem direito a ser amado, até o rebarbado. Há gostos para tudo, que ninguém se aflija. Se calhar os meus só são um bocadinho mais selectivos. Mas pronto, cada uma com a sua preferência, e talvez surjam grandes histórias de amor em locais de construção civil (ou em cafés, onde o dono se acha muito engraçado e gosta de "contar histórias". E perder clientes).


No fim, nem tudo é mau, nem todo o homem é trolha, e há homens civilizados: http://p3.publico.pt/actualidade/sociedade/9204/engolir-piropos-nao-devia-provocar-o-reflexo-de-vomito




charming



PS: a todos aqueles que acham que as mulheres se queixam sem razão, espero que um dia a Pomba Gira, pendurada num andaime, vos mande um piropo (pelo menos imaginem).


2 comentários:

  1. Ó Margarida, o piropo (bem educado) é inofensivo. Para o provar, aqui lhe deixo um: A Margarida é muito gira!
    Acha que é caso para ficar ofendida? Espero bem que não.

    Respeitosos cumprimentos
    Manuel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. depende.. quando diz isso está a olhar para a minha cara ou para sul do meu pescoço? está a dizer isso com tom de quem constata um facto, sem segundas intenções, ou com tom de quem não quer ficar pela observação?

      se está a olhar para a minha cara, e está a constatar aquilo que para si é um facto, sem segundas inetnções então agradeço. e nem vejo como piropo, mas como elogio :)

      Eliminar

Observações giras e pertinentes: